Mensagem de Boas Vindas

Agendamento online

A Embaixada de Portugal em Montevideu informa que o atendimento aos utentes da Secção Consular se realiza através de agendamento online.

Poderá efetuar a sua marcação através do seguinte link

 

agendamento online 3

 

Face à atual situação sanitária, pede-se a todos os utentes a utilização de máscara, o respeito pelo distanciamento social e os cuidados higiénicos recomendados pelas autoridades.

Qualquer outro contato ou pedido de informação para a Secção Consular poderá ser dirigido para  montevideu@mne.pt ou (00598) 2708 40 61.

Em caso de comprovada emergência consular, e apenas para este efeito, o contato telefónico mantém-se: (00598) 94 491 313.  

 

Mais notícias Notícias

25n

No Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres que hoje se assinalada, o Primeiro-Ministro português António Costa reiterou "o apelo ao fim do silêncio de quem sofre agressões e ao fim da indiferença dos que as detetem". E repetiu o apelo a toda a comunidade a que se indigne perante qualquer tipo de violência. Reafirmou ainda a prioridade do Governo no combate a este flagelo da violência doméstica, pelo que no orçamento de Estado para 2023 haverá um reforço de verbas para a criação de mais estruturas de apoio, mais respostas especializadas e novas valências para o apoio a todas as vítimas.

Também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no sítio oficial da Presidência da República, considerou que os números deste tipo de crime em Portugal "são hoje gritantes, assim como a ainda contínua desigualdade". Marcelo Rebelo de Sousa pede a todos que combatam a violência contra as mulheres nas suas múltiplas formas. Segundo o chefe de Estado, esta data convoca à ação de todos os portugueses e portuguesas para que, de forma efetiva e permanente, sejam erradicadas todas as formas de agressão contra as mulheres. "O papel insubstituível e extraordinário das mulheres na sociedade portuguesa, conquistado por mérito próprio, obriga cada um de nós a agir, a denunciar e a impedir toda e qualquer forma de violência contra as mulheres no nosso país", concluiu.

Destaque para duas campanhas de prevenção e combate à violência contras as mulheres e violência doméstica:

A primeira no âmbito das Nações Unidas, campanha UNiTE by 2030 to End Violence against Women campaign. Trata-se de uma campanha anual que começa no dia de hoje e termina no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos:

https://www.unwomen.org/en/news-stories/in-focus/2022/11/in-focus-16-days-of-activism-against-gender-based-violence

A segunda, a nível nacional, uma campanha criada pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (GIC) com o tema “O papel da comunicação Social” que propõe iniciativas em várias cidades:

https://www.cig.gov.pt/iniciativas-nacionais/eliminacao-da-violencia-contra-as-mulheres/

logo casa de portugal

A Casa de Portugal em Montevideu publicou o seu boletim mensal relativo a este mês de novembro. Nele poderá encontrar notícias da comunidade portuguesa no Uruguai, notícias variadas de Portugal e ainda encontrar um conjunto diversificado de temas de interesse, como cultura portuguesa ou receitas de pratos típicos de Portugal.

O boletim está disponível aqui. Para mais informações, contacte a Casa de Portugal em casadeportugalmontevideo@gmail.com ou através do Whatsapp +598 094 101 033.

Contactos

Av. Dr. Francisco Soca 1128, Ap. 701
11300 Montevideu

(598) 2708 40 61
montevideu@mne.pt
Facebook 

Mais informação

Ligações úteis

casa de portugal

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

mne portaldiplomatico cortado

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

acm

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático