semana de cine portugues 1024x305

No âmbito das celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, decorre de 10 a 20 de junho a 6ª Semana do Cinema Português, atividade organizada pela Cinemateca Uruguaia, a associação cinematográfica Vaivém, o Camões, I.P., e a Embaixada de Portugal em Montevideu, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

Pela primeira vez, a semana decorrerá através da modalidade video on demand da plataforma da Cinemateca Uruguaia (mascinemateca.org.uy). A programação inclui "Diamantino" de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt; "Sonhámos um País" de Camilo Sousa e Isabel Noronha, "Wakasa" de José Manuel Fernandes; "O Fim do Mundo" de Basil da Cunha; "Danças Macabras esqueletos e outras fantasias" de Rita Azevedo Gomes, Pierre Léon e Jean-Louis Schefer; "Balaou", de Gonçalo Tocha; "Guerra" de José Oliveira e Marta Ramos; "Sacavém" de Júlio Alves; e, ainda, um ciclo dedicado a Teresa Villaverde, mediante a disponibilização dos títulos "O termómetro de Galileu", "Six Portraits of Pain" e "Où en êtes-vous, Teresa Villaverde?".

Sobre alguns dos filmes, encontram-se disponíveis na  Videoteca VAIVEM (www.vaivem.com.ar/videoteca) conversas e programas especiais sobre esta edição.

  • Partilhe