imagen cine portugues

 A Cinemateca Uruguaia e a Embaixada de Portugalem Montevideu inauguram, a 5 de fevereiro,  o Ciclo de Cinema Português, que será exibido todas as sextas-feiras do mês a partir das 22hs pelos canais TV Ciudad e Vera TV, contando com o apoio do Camões, I.P.

O Ciclo de Cinema Português enquadra-se na iniciativa Cinemateca Te Acompaña, mediante a qual a Cinemateca Uruguaia, em tempos de pandemia, faz chegar cinema independente aos ecrãs dos televisores através de um convénio com o canal de televisão uruguaia TV Ciudad.

O ciclo está composto por cinco filmes, oferecendo um panorama da cinematografia portuguesa, considerada uma das mais vigorosas da atualidade. A seleção conta com dois filmes multipremiados de Miguel Gomes, Aquele querido mês de agosto e Tabu, bem como Sangue do meu Sangue, filme de João Canijo, considerada uma das melhores obras cinematográficas europeias dos últimos 20 anos. A imigração cabo-verdiana em Portugal aparece retratada no filme DjonÁfrica, codirigido por João Miller Guerra e Pedro Pinho, enquanto a curiosa relação de um septuagenário e uma jovem de 20 anos encurralados num quarto constitui o fio condutor do documentário António e Catarina, de Cristina Hanes, premiada no Festival de Cine de Locarno em 2017.

Para quem não tem acesso à televisão uruguaia, os filmes serão exibidos via streaming através do site de TV Ciudad (https://www.tvciudad.uy/).

#CinematecaTeAcompaña


                  PROGRAMAÇÃO 

aquel querido mes de agosot

 sexta 5 de fevereiro 22 hs.

 AQUELE QUERIDO MES DE AGOSTO

                de Miguel Gomes

                     trailer

 

antonio e catarina

sexta 5 de fevereiro 00.30 hs.

         ANTONIO E CATARINA

                de Cristina Hanes

                    trailer

tabu

sexta 12 de fevereiro 22 hs.

                    TABÚ

          de Miguel Gomes

                   trailer

sangre

sexta 19 de fevereiros 22 hs.

       SANGRE DO MEU SANGRE         

          de Cristina Hanes

                  trailer

djon

sexta 26 de fevereiro 22 hs.

              DJON ÁFRICA

     de João Miller Guerra y Filipa Reis

                     trailer

 

  • Partilhe