Na próxima terça-feira, dia 20 de abril, decorrerá em formato digital a conferência “Proteção contra a Discriminação Racial e Intolerância Relacionada (antissemitismo, xenofobia e anti-ciganismo)” promovida pela Presidência Portuguesa da União Europeia (PPUE). A iniciativa resulta do esforço conjugado da Direção-Geral de Assuntos Europeus e da Direção-Geral de Política Externa, em parceria com o Programa Nunca Esquecer.

A luta contra todas as formas de discriminação é uma prioridade da Presidência Portuguesa, comprometida em promover os direitos humanos e em garantir a igualdade de oportunidades.

Esta conferência de Alto Nível enquadra-se no Programa do Trio de Presidências da União Europeia na qual se insere a PPUE, seguindo as pisadas da presidência alemã no combate â discriminação, particularmente ao antissemitismo. Insere-se também num conjunto de iniciativas empreendidas a nível da EU, como o Plano de Ação da UE contra o Racismo 2020-2025, a organização de uma Cimeira contra o Racismo (19 de março) ou a Declaração do Conselho sobre a luta contra o antissemitismo.

A conferência “Proteção contra a Discriminação” foca-se na luta contra a discriminação racial, xenófoba, antissemita e anti-cigana. É uma oportunidade para:

- Promover e mobilizar apoio a iniciativas de diferentes stakeholders que trabalham o tema, incluindo instituições europeias, organizações internacionais, nacionais, autoridades locais e organizações da sociedade civil;

- Providenciar uma perspetiva das políticas públicas e programas existentes e identificar tendências principais e preocupações emergentes;

- Partilhar boas práticas e aprofundar esforços para melhorar a proteção contra a discriminação racial e intolerâncias relacionadas.

O programa pode ser consultado neste documento.

A conferência decorrerá na plataforma Zoom e, em simultâneo, será também transmitida através do canal de Youtube do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Para mais informações consulte este link.

  • Partilhe