Esta quinta-feira, dia 10 de junho, celebra-se o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

O Embaixador João Pedro Antunes assinalará o dia com a sua primeira visita oficial a Colónia do Sacramento. Às 11 horas da manhã, o Embaixador, conjuntamente com o Intendente de Colónia, Carlos Moreira Reisch, fará uma oferenda floral no monumento a José Artigas, frente ao Palácio do Governo. Seguir-se-á um ato na sede da Intendência, que incluirá uma videoconferência com Guimarães, cidade geminada com Colónia do Sacramento, e, posteriormente, um percurso pelo Bairro Histórico. Na visita, participam representantes da comunidade portuguesa no Uruguai e haverá um encontro com a comunidade local.

Tem lugar também, entre os dias 10 e 20 de junho, a 6ª Semana do Cinema Português, atividade organizada pela Cinemateca Uruguaia, a associação cinematográfica Vaivém, o Camões, I.P. e a Embaixada de Portugal. A semana decorrerá através da modalidade video ondemand da plataforma da Cinemateca Uruguaia mascinemateca.org.uy. A programação inclui "Diamantino" de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt; "Sonhámos um País" de Camilo Sousa e Isabel Noronha, "Wakasa" de José Manuel Fernandes; "O Fim do Mundo" de Basil da Cunha; "Danças Macabras esqueletos e outras fantasias" de Rita Azevedo Gomes, Pierre Léon e Jean-Louis Schefer; "Balaou", de Gonçalo Tocha; "Guerra" de José Oliveira e Marta Ramos; "Sacavém" de Júlio Alves; e, ainda, um ciclo dedicado a Teresa Villaverde, mediante a disponibilização dos títulos "O termómetro de Galileu", "Six Portraits of Pain" e "Où en êtes-vous, Teresa Villaverde?".

As comemorações promovidas pela Casa de Portugal em Montevideu, no dia 12 de junho, consistirão num ato evocativo do Dia de Portugal na Praça de Portugal, próximo da sede da associação. Incluirá uma oferenda floral junto do busto de Luís de Camões, uma alocução do Embaixador e a leitura de um poema de Camões pela Leitora Raquel Carinhas.

Por último, terá lugar nos dias 24 e 25 de junho, no Hotel Cottage de Carrasco, em Montevideu, a 4ª edição do Festival Gastronómico Português, encerrando as celebrações do Dia de Portugal e o semestre da Presidência Portuguesa da União Europeia.

  • Partilhe