cartez caple

Encontram-se abertas as inscrições para os exames internacionais de Língua Portuguesa do CAPLE (Universidade de Lisboa - Portugal) para a época de novembro de 2022. O  LAPE (Local para Aplicação e Promoção de Exames) de Português Língua Estrangeira do Uruguai aplicará os seguintes exames:

CIPLE - Certificado Inicial de Português Língua Estrangeira *

* Este exame corresponde ao  nível mínimo para quem pretenda solicitar a nacionalidade portuguesa por avós

DEPLE - Diploma Elementar de Português Língua Estrangeira

DIPLE - Diploma Intermédio de Português Língua Estrangeira

DAPLE - Diploma Avançado de Português Língua Estrangeira

Para mais informações, queira consultar a página do Centro de Avaliação e Certificação de Português Língua Estrangeira

O CAPLE é a única entidade portuguesa que avalia e certifica as competências escritas e orais em português como língua estrangeira para diferentes efeitos: estudos, acesso à carreira académica, trabalho em diferentes domínios de atividade, aquisição da cidadania portuguesa, etc. A certificação do CAPLE constitui, assim, um serviço à comunidade em geral, contribuindo para a mobilidade dos cidadãos e para a sua inserção social, num mundo globalizado.

O CAPLE produz os exames, classifica as respostas dos candidatos e emite os certificados e os diplomas, os quais não têm limite de validade. A aplicação dos exames tem lugar nos centros de exame (LAPE) do CAPLE localizados em Portugal e em mais 34 países.

A certificação do CAPLE tem a chancela da Universidade de Lisboa e é reconhecida em Portugal, a nível estatal, pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (através do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.), pelo Ministério da Educação (através da Direção-Geral da Educação) e pelo Ministério da Administração Interna (através do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras). Em Portugal e no estrangeiro, é reconhecida por organismos públicos e privados, em diferentes setores de atividade.

  • Partilhe