ac2

O escritor português Afonso Cruz estará no Uruguai de 11 a 15 de setembro para participar na 12ª edição da Feira Internacional de Promoção da Leitura e do Livro de São José e outras atividades em Montevideu e Rivera.

Veja o programa completo aqui.

Afonso Cruz nasceu na Figueira da Foz (Portugal) em 1971. É escritor, cineasta de animação, ilustrador e músico. Estudou Belas Artes, vive numa propriedade rural na região portuguesa do Alentejo e gosta de preparar cervejas.Afonso Cruz nasceu na Figueira da Foz (Portugal) em 1971. É escritor, cineasta de animação, ilustrador e músico. Estudou Belas Artes, vive numa propriedade rural na região portuguesa do Alentejo e gosta de preparar cervejas.

Publicou o seu primeiro romance em 2008, "A Carne de Deus - Aventuras de Conrado Fortes e Lola Benites" (Bertrand), que foi seguido em 2009 pela "Enciclopédia da Estória Universal", distinguida com o Grande Prêmio de Conto Camilo Castelo Branco. Em 2010, publicou "Os Livros Que Devoraram o Meu Pai", obra premiada com o Prêmio Literário Maria Rosa Colaço e "A Contradição Humana", vencedora dos Autores de Prêmios da Sociedade Portuguesa de Autores.

Em 2012, foi distinguido com o Prémio de Literatura da União Europeia com o livro "A Doll of Kokoschka". "Jesus Christ Drank Beer" (Alfaguara, 2012) foi Time Out Award - Livro do Ano e Melhor Livro do Ano de acordo com os leitores do jornal "Público". Em 2014, o "Para Vão os Guardachuvas" (Alfaguara, 2013) foi premiado com o Prémio de Autores na categoria Best Book of Narrative Fiction, concedido pela Sociedade Portuguesa de Autores. Em 2016, com o romance "Flores" venceu por unanimidade o Prémio Literário Fernando Namora.

A visita de Afonso Cruz ao Uruguai é organizada pela Embaixada de Portugal em Montevideu com o apoio de Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Instituto de Arte de Nova York, Feira Internacional de Promoção da Leitura e Livro, Centro Cultural de Espanha de Montevideu, Faculdade de Ciências Humanas e Ciências da Educação, Revista Pontis e Grupo Multidisciplinar de Estudos da Fronteira.

  • Partilhe