O pianista português Artur Pizarro apresenta-se com a Orquestra Filarmónica de Montevideu num concerto regido pelo maestrino Martín García, no dia 16 de fevereiro, às 21h00, no Teatro Solís.A programação inclui três obras de compositores portugueses, "Abertura Sinfônica nº 3", de Joly Braga Santos, "Noturno", de António Fragoso, e "Concertino para piano, metais, cordas e percussão", de Fernando Lopes-Graça, culminando com a performance de "Concerto para Piano e Orquestra nº 2", de Camille Saint-Saëns, como parte do ciclo comemorativo do centenário do compositor francês.

A atuação de Artur Pizarro em Montevideu conta com o apoio da Embaixada de Portugal, Camões IP e da Intendência de Montevideu.

Nascido em Lisboa, em 1968, Artur Pizarro fez sua primeira apresentação pública aos três anos de idade e fez a sua estreia na televisão aos quatro anos de idade. Foi apresentado ao piano pela sua avó materna, a pianista Berta da Nóbrega, e o seu parceiro de dupla de piano, Campos Coelho, que foi aluno de Vianna da Motta, Ricardo Viñes e Isidor Philipp. De 1974 a 1990 Artur estudou com Sequeira Costa, que também foi aluno de Vianna da Motta e Mark Hamburg, Edwin Fischer, Marguerite Long e Jacques Février. Esta linhagem distinta submergiu Artur Pizarro na tradição da "Era de Ouro" do pianismo e deu-lhe uma ampla educação nas escolas de piano e repertório alemão e francês. Durante uma breve interrupção de seus estudos nos Estados Unidos, o pianista também estudou com Jorge Moyano em Lisboa, e em Paris trabalhou com Aldo Ciccolini, Géry Moutier e Bruno Rigutto.

Pizarro ganhou os primeiros prémios no Concurso Vianna da Motta de 1987, na Competição Sinfónica de Palm Beach de 1988 e na Competição Internacional de Piano de Leeds de 1990, que marcou o início de sua carreira internacional.

Artur Pizarro apresenta-se internacionalmente em recitais e com as principais orquestras e maestros do mundo, incluindo Sir Simon Rattle, Philippe Entremont, Yan Pascal Tortelier, Sir Andrew Davis, Esa-Pekka Salonen, Yuri Temirkanov, Vladimir Fedoseyev, Ilan Volkov, Franz Welser-Most, Tugan Sokhiev, Yannick Nézet-Séguin, Libor Pešek, Vladimir Jurowski, Ion Marin, John Wilson e o falecido Sir Charles Mackerras e Yakov Kreizberg.

Músico de câmara ativo, já se apresentou em festivais de música de câmara por todo o mundo. Gravou extensivamente para Collins Classics, Hyperion Records, Linn Records, Brilliant Classics, Klara, Naxos, Danacord, Odradek Records e Phoenix Edition.

Recebeu também diversos prémios em Portugal pelos seus serviços à música clássica e à cultura, incluindo o Prémio Imprensa Portuguesa, o Prémio Sociedade Portuguesa de Autores, a Medalha de Cultura da Cidade do Funchal e a Medalha de Mérito Cultural do Governo Português.

Artur Pizarro criou seu estúdio de ensino particular em Oeiras, Portugal, onde treina alunos de várias idades e níveis.

Mais informações: https://www.arturpizarro.pt

  • Partilhe