Foi disponibilizada a partir de 29 de março de 2022, no serviço "registo de nascimento online" a possibilidade dos progenitores associarem ao pedido de registo de nascimento, no mesmo formulário desse pedido, o pedido do primeiro cartão de cidadão do seu bebé, menor de um ano (sendo, então, necessário fazer upload da fotografía de rosto do bebé, em ficheiro jpeg).

O serviço está disponível para os bebés nascidos em Portugal e no estrangeiro, desde que, pelo menos um dos progenitores seja português e pretenda declarar o nascimento para efeitos da atribuição da nacionalidade portuguesa.

As condições de acesso e utilização do serviço estão disponíveis no site mediante autenticação com a Chave Móvel Digital, ou com o cartão de cidadão inserido no leitor de cartões e o código PIN de autenticação.

Os progenitores estrangeiros podem pedir associação da Chave Móvel Digital ao seu número de passaporte ou título de residência num balcão de atendimento em Portugal ou num dos "Espaço Cidadão" existentes nos postos consulares.

Após a confirmação do registo de nascimento os progenitores receberão um email para concluirem o pedido do cartão de cidadão, confirmando os dados da criança e indicando o local de entrega do CC (em territorio nacional ou no estrangeiro, inclusive no domicílio, através de entidade protocolada). 

  • Partilhe