O Secretário de Estados dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (SENEC), Dr. Francisco André, efetuou uma visita ao Uruguai nos dias 16 e 17 de agosto, com o objetivo principal de realizar consultas políticas com o seu homólogo, o Subsecretário das Relações Exteriores Nicolás Albertoni.

No dia 16, o Secretário de Estado deslocou-se a Colónia do Sacramento, cidade fundada pelos portugueses em 1680. À chegada, teve um encontro de cortesia com o Intendente de Colónia, Dr. Carlos Moreira, visitando em seguida o Bairro Histórico – Património da Humanidade desde 1995 –, incluindo o Espaço Português e a Casa de Nacarello do Museu de Colónia.

No regresso à capital, o SENEC visitou a sede da Casa de Portugal em Montevideu, onde teve oportunidade de contactar com a Direção da associação, com o Conselheiro das Comunidades Augusto Guerra e outros membros da comunidade portuguesa e com o Presidente da Câmara de Comércio Uruguaio-Portuguesa (CCUP).

-

 -

No dia 17, o Dr. Francisco André visitou o Serviço de Doenças Hepáticas do Hospital Militar, para conhecer o Programa Nacional de Transplante Hepático. Além dos dirigentes da instituição, foi recebido pela Ministra da Saúde Pública, Dra. Karina Rando. O referido Programa foi relançado em 2008-2009 com um importante apoio de Portugal, no quadro de um memorando de cooperação entre os Ministérios da Saúde dos dois países. Seguidamente, o Secretário de Estado deslocou-se ao Ministério da Saúde Pública, onde se reuniu com a Ministra, para abordar o relançamento da cooperação neste âmbito, com base no frutuoso precedente acima referido.

A meio da manhã, teve lugar no Palácio Santos a II Reunião de Consultas Políticas entre Portugal e o Uruguai no quadro do mecanismo instituído pelo memorando assinado em abril de 2018, copresidida pelo SENEC e pelo Subsecretário das Relações Exteriores. Ficou patente o bom momento que atravessam as relações entre os dois países e foram definidas linhas de ação conjuntas para progressos em diversas áreas prioritárias de cooperação, como a saúde, água e saneamento, os oceanos e a segurança alimentar.

Ao início da tarde, o Dr. Francisco André visitou o Museu Nacional de Artes Visuais, tendo sido recebido pelo seu Diretor, Enrique Aguerre. O MNAV receberá, no final de novembro, uma mostra que incluirá artistas portugueses, no âmbito do Prémio Nacional de Ilustração 2023-2024, o qual tem Portugal como país convidado.

Finalmente, o Secretário de Estado reuniu-se com o Reitor da Universidade da República, Prof. Rodrigo Arim, na Reitoria. Foi salientada a excelente a cooperação entre o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e a Udelar, iniciada em 2006 com o estabelecimento de um Leitorado, e abordada a próxima criação do Centro de Língua Portuguesa Camões-Udelar.

-

-

 -

  • Partilhe